Goulart de Andrade Advocacia

Cidadania - Identidade com chip chega em novembro

15/06/2010 13:00

 A nova carteira de identidade, chamada de Registro de Identidade Civil (RIC), começa a ser emitida com chip em novembro. O documento reune em uma única carteira o Registro Geral (RG), o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o título de eleitor. A Receita Federal determinou ainda regras para facilitar a retirada do CPF.

Com formato semelhante ao do cartão de crédito, o RIC terá foto, impressão digital, assinatura do portador, código e um número de dez dígitos com um dígito verificador que será registrado numa central nacional de dados, controlada pelo Ministério da Justiça.

O documento continuará a ser emitido pelos Estados, mas a reunião de dados em um cadastro único vai evitar fraudes porque impedirá que o mesmo número seja registrado mais de uma vez em Estados diferentes. O chip conterá a foto e a impressão digital.

Há conversas com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que o RIC sirva também para saques nas agências. O sistema será instalado ao longo de nove anos, com um investimento de R$ 1,5 bilhão pelo governo federal.

Ana Bizzotto

JORNAL DA TARDE - GERAL

Notícia retirada do site: https://www.aasp.org.br/aasp/imprensa/clipping/cli_noticia.asp?idnot=7882

Contato

Pesquisar no site

© Goulart de Andrade Advocacia 2010 - 2011. Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode